- 16 de dezembro de 2011
Yo gente!

Peço desculpas pela demorar a postar essa resenha, pois eu estava em um momento cheio de formaturas, problemas de escola e quase fiquei maluca com isso, mas não deixei de arrumar a resenha no meu máximo tempo livre. Espero que gostem! ^.^


Estou aqui para falar dessa serie maravilhosa que é do mesmo autor de Death Note! Hikaru no Go que é uma das minhas top 10 melhores series! Esse post eu já havia postado anteriormente no Anny Otaku, bem no inicio de vida do blog, mas dando uma olhando no post depois da mudança de nome e endereço, percebi que esse post estava muito fraquinho e era indigno de atenção, por isso decidi refazer ele. Demorei, mas aqui está ele. Os outros post que retirei foram os de Chrno Crusade que será refeito e também o de Kuroshitsuji que se der certo será escrito pela Miyuki que é sua serie favorita.


Sinopse:
"Shindou Hikaru, aluno da sexta série, acha um jogo antigo no sótão da casa de seu avô. Vendo manchas de sangue no tabuleiro ele tenta limpá-lo, mas nesse momento um espírito sai de dentro do tabuleiro e une-se a consciência de Hikaru, mas sem subjugá-lo. Fujiwara no Sai, o espírito que vivia no goban (tabuleiro de Go), é o espírito de um excelente jogador que Go que viveu durante a era Heian. Ensinava o imperador na
arte do Go, juntamente com um segundo tutor. No entanto, o segundo professor, disse não ser necessário dois mestres para ensinar e então um jogo entre os dois professores foi arranjado, de modo que o perdedor deveria deixar o império. Durante o jogo Sai percebe que seu adversário tentava trapacear, mas este menti dizendo que é Sai quem tenta roubar. Abalado pela trapaça Sai acaba perdendo o jogo e não agüentando a
humilhação de ter seu nome manchado ele se suicida, no entanto seu espírito queria continuar jogando Go e acaba possuindo um tabuleiro. Junto com Hikaru, Fujiwara no Sai tenta alcançar o "Kami no itte" (mão de Deus), enquanto ensina Shindou Hikaru a arte do Go." Fonte: Animeforces


Clique na imagem para baixar


Clique na imagem para baixar

O mangá da serie conta 23 volumes finalizados e está sendo publicado no Brasil pela JBC, no Japão foi publicado pela Shonen Jump em 1999, já o anime conta com 76 episódios, entre eles um especial com um novo campeonato. A série foi criado por Yumi Hotta e desenhado por Takeshi Obata que é o mesmo desenhista de Death Note e atualmente está desenhando o Bakuman, ambas as series também já estão no Brasil. Não consigo mais achar para baixar o mangá da serie por já estar em publicação no país, se achar aviso, mas compensa comprar, já está no vol. 18 aqui no Brasil, eu pelo menos garanto o meu volume assim que sai um na banca, e viciando a staff na serie também...todos jogando Go por aqui, falta só a Kira...essa sempre me escapa por um triz ¬¬! 

Para quem gostaria de jogar ou conhecer mais sobre esse jogo entre no site da Associação de Go, onde tem de tudo, ate o programa para jogar no pc e uma materia sobre o Hikaru no Go, site da associação: Abrago


Fiquem agora com as aberturas e os encerramentos do anime, que por sinal a 3º op é a minha favorita, tanto pela musica, como pela saga que dela e o vídeo dela, choro toda vez que vejo:

Opening 1


Opening 2

Opening 3

Ending 1

Ending 2

Ending 3
Ending 4

Ending 5

Como disse na sinopse, o Hikaru acaba possuído pelo Sai, mas o Sai é um viciado em Go, que é o jogo de onde se originou o xadrez. Esse jogo é muito popular entre os mais velhos, mas as crianças não tem muita paciência em ficar horas sentados para jogar o jogo, então é difícil encontrar crianças que jogam esse jogo, por isso a Associação de Go do Japão solicitou esse mangá para ajudar a divulgar o jogo entre as massas mais jovens e ate que deu certo, é impossível você ler ou assistir a serie e no final você não começar a jogar o jogo também.



Bem o Hikaru não queria jogar e acaba que o Sai o obriga a jogar pelo menos de vez em quando, caso contrário fica dando enjôo no garoto. Nisso o Hikaru procura uma casa de jogo de Go que tem bastante na serie, Oo, ele acha uma casa e quando entra só tem velhos, no fundo da loja tinha um menino da idade dele, o Toya Akira, ele pede para jogar com o Toya, só que o Hikaru nem sabia como segurar as pedras corretamente e ainda pede para jogar sem vantagens contra o Toya, depois de jogarem pela 1° vez, ele derrota o Toya, que era o filho de um dos maiores jogadores da atualidade: o Toya Meijin, o Toya Akira também é um ótimo jogador pois joga desde pequeno contra seu pai, e ele ensinava aos jogadores da casa de jogos do seu pai, ele era chamado de sensei pelos velhos, e era cotado para virar profissional em breve. 

Depois de ser derrotado, e perceber que ainda por cima, o Sai jogou Shidogo, que seria como um jogador muito forte jogaria contra uma criança, que para nós poderia ser traduzido como um jogo de crianças, o Toya reconheceu que foi humilhado e ficou um bom tempo sem razão de jogar e deprimido, pois descobriu também que aquela era a 1º vez que o Hikaru havia jogado na vida.



Aqui vamos pausar um pouco, no mangá tem explicações o tempo todo e muitos dados técnicos sobre o jogo em si, eu não sou nem digna de tentar explicar isso, mas algumas informações vou ir passando aqui, nos jogos do inicio, quem dita as jogadas são o Sai, como ele é fantasma não pode tocar e mudar algo de lugar, então o Hikaru muda as peças de lugar, no tabuleiro tem infinitos lugares para colocar sua pedra e cada junção tem um nome tipo A11, mas são tantas jogadas já inventadas, que as jogadas são mais chamadas pelos nomes do que os nomes das junções em si. Se quiser tanto no anime como no mangá tem uma mini aula nos extras dos dois, ou só seguindo a serie, em si. Mas os jogos não são detalhados cada jogada que eles fazem, só as importantes, caso contrario iríamos ficar 2 horas só vendo um jogo, pois a média dos jogos podem ser de 2 horas ate dias, dependendo se for campeonatos.



Continuando a historia, com isso o nome do Hikaru passa a ser meio popular entre os alunos do Toya  Meijin, mas ninguém sabia onde achar o menino, depois disso o Hikaru foi num torneio de Go para crianças e vê como as crianças jogavam seriamente, como se fosse importante e ae ele fica tocado com elas, no meio de um jogo que ele estava passando o Sai faz uma observação no jogo que poderia virar o jogo, o Hikaru vai e fala a dica em voz alta, depois de ouvir uma bronca dos diretores do evento, ele vai embora, só que eles não pegaram o nome dele. Depois um dos alunos o Meijin ficou sabendo da historia e queria o nome do  menino, mas não tinham nenhuma informação dele.

Com isso o Hikaru, na saída do evento encontra com o Akira, que estava procurando por ele, ele pede que eles jogamse novamente, o Sai decide aceitar e dessa vez ele joga de igual para igual contra o Akira, que perde novamente, mas de forma esmagadora, depois disso o Akira diz que queria se tornar um profissional e o Hikaru que nem sabia quanto um profissional ganhava por jogo, fala brincando que poderia se tornar um e ganhar uns jogos de vez enquanto, o que deixa o Akira e o Sai zangados com ele. Depois de ver toda aquela seriedade dos jogadores e do Akira o Hikaru pediu a mãe dele pra deixalo fazer um cursinho de Go, onde ele aprenderia a jogar o Go desde o inicio. Mas ele acabou arrumando confusão no curso e teve de sair do cursinho. Percebe se ate aqui que o Hikaru não tem bons modos e fala o que pensa, e sempre se mete em enrascadas. Depois disso teve um festival na escola e entre eles havia umas questões de Go, que o Hikaru foi participar, ele respondeu a 1º questão ele mesmo, mas quando ele foi responder uma mais difícil ele perdeu uma aposta contra um cara de Shouji e ele deveria pular na piscina, que por sinal estava no inverno no Japão. Para escapar de pular lá, ele foi obrigado a jogar num torneio interescolar, como o 3º jogador da equipe. O senpai da mesa de Go ficou como 2º jogador e o do Shoji ficou como 1º, pois ele era jogador de Go e Shoji e era ótimo nos dois tipos de jogos. Durante a competição eles conseguiram avançar para o 1º lugar, mas na hora de pegar a premiação descobriram que o Hikaru tinha mentido a idade para poder jogar, coisa que os senpais o obrigaram a fazer e eles perderam o campeonato.



Depois desse episodio o Hikaru decide entrar para o clube de GO da escola, só que quando ele entra, ele começa a querer jogar ele mesmo, e deixa o Sai só olhando. Como no clube só tinha 2 pessoas, ele e o senpai do torneio, ele começa a procurar outro jogador, ele acha o Mitani, e depois de o Hikaru dar uma “ajuda” ao garoto ele entra no clube, a amiga de infância do Hikaru também entra, pois queria ficar perto do Hikaru. Eles participam novamente no torneio das escolas. Só que dessa vez, o Akira tinha superado seu medo contra a derrota do Hikaru e vai a escola dele pedir outro jogo, o Hikaru se recusa e diz que só irá jogar agora nos torneios da escola, o Akira pede ao pai dele que o deixe participar do clube da sua escola e participar do torneio para poder enfrentar o Hikaru. Ele não podia participar de clubes e nem de campeonatos, pois ele era bom demais para as crianças da idade dele.


O pai dele deixa e o Akira sofre uns bons mal tratos dos colegas do clube dele, pois acham que ele se acha demais, depois ele descobre que o Hikaru iria participar como3º jogador da equipe. Sendo que nas equipes eles escolhiam o jogador pelo nível de capacidade. O Akira seria o capitão do time dele, ou seja, o 1º jogador, ele implora literalmente ao professor dele que o deixe jogar como 3º jogador. No final eles se enfrentam, mas o jogo começa com o Sai jogando, no meio do jogo o Hikaru queria saber se ele poderia jogar contra o Akira e começa ele mesmo a jogar. Com isso o jogo foi uma decepção para o Akira, ele deixa a mesa frustrado e decide se tornar jogador profissional. E o Hikaru decide ir atrás dele na vida de profissional. Mas para participar do concurso dos profissionais ele deveria primeiro virar insei, que seria os estudantes da Associação de Go, ele vai atrás, e mesmo indo na época errada das inscrições, um dos alunos do Meijin o vê e ajuda ele a fazer a inscrição. Os amigos do clube de GO o ajudam a fazer um histórico de jogadas. E ele consegue ser aprovado para insei, pois como ele não teve professor, só o Sai, e ele não podia dizer que ele estudava com um fantasma, o diretor dos insei ficou assombrado viu a piada? Fantasma,assombrado?! em como ele podia jogar no nível que estava sem professor.



Depois de ser aprovado como insei, ele não poderia participar dos campeonatos de escolas, pois era proibido e o Mitani acabou meio que expulsando o Hikaru do clube da escola. Nisso como insei e o Toya já como profissional, ambos começam suas carreiras,o Toya tinha vários jogos que a Associação programa aos profissionais, então quase não mostra muito do Akira na saga dos inseis, quando o Hikaru entra na turma, eles tem turmas separadas e com ranking dos melhores jogadores, ele começa a subir bem lentamente, porque só quer usar o que sabe e o que aprende ele mesmo. Quando ele descobre que só pode participar da prova de profissionais os melhores, ele teve de subir de nível rapidamente, mas ele consegue participar, e começa a parte do exame dos profissionais.


Eternos rivais


Nessa parte não vou me estender muito, vou só citar os pontos altos e os interessantes,o Hikaru vai ate bem na prova, só que ele perde contra um adulto barbado porque ele jamais havia jogado contra adultos seriamente e os amigos o levam por uma maratona entre as casas de Go e ficam disputando contra os senhores dos locais, e eles acabam ganhando nas maiorias das vezes e ainda ficam jogando como equipes de 3 x 3. Depois disso o exame dá uma folga, o Hikaru continua indo nas casas sozinho e joga contra os adultos do local, eles ate fazem fila para jogar contra ele. Por essa época ele ganha do avô dele um tabuleiro e ele começa a jogar com o sai em casa. Entre os rivais do Hikaru no exame havia o 1º colocado da turma que contratou o Akira para lhe dar umas aulas antes das provas, ele descobre que o Hikaru iria jogar contra ele e o prepara para jogar e descobrir em que nível o Hikaru estava naquela época, já que havia quase um ano desde o ultimo jogos deles, acabou que o Akira não pode saber o resultado porque o aluno lhe disse: "que ele mesmo fosse ver!" No final o Hikaru acaba passando na prova e vira um profissional.

Também teve uma mini saga em que o Hikaru descobre sobre o jogo de Go pela internet, e inscreve o Sai para jogar, assim ele passa uns 2 meses jogando na internet contra vários jogadores do mundo todo somente com o nome de: "Sai". E acaba por fazer muito sucesso, e o mundo inteiro começa a se perguntar sobre quem é o Sai, ele chega a jogar contra o Akira que percebe que era o mesmo jogador que jogou com ele quando ele conheceu o Hikaru, e vai ate a lan house que o menino estava, e ele descobre que o mundo todo estava atrás do Sai, então ele para de jogar, mas nisso o Sai quase se tornou Deus do Go, com jogadas incríveis, e só de ficar vendo isso o Hikaru também cresceu muito. Depois de virar profissional, o Hikaru começa a trilhar os mesmos caminhos do Akira, teve uma parte em que o Toya Meijin tem um ataque do coração e fica internado por uns dias, e o Hikaru aproveita para arruma um jogo dele contra o Sai, que sempre quis jogar contra ele. Esse jogo foi assistido pelo mundo todo, e no final o Toya perdeu e decide se aposentar do mundo do Go.


Inseis


Logo depois o Sai percebe que o Hikaru continua crescendo e irá jogar muitos jogos ainda, e ele percebe que ele já deveria estar morto, e não sendo um egoísta e querendo sempre jogar, que a missão de um mestre é ensinar e deixar seus alunos seguirem por si mesmos. Ele então desaparece sem nem mesmo se despedir do Hikaru. Estas foram umas cenas mais tristes da serie. Com isso o Hiraku não acha o Sai e vai atrás de todos os lugares possíveis pra acha-lo, mas depois de ter umas jogadas incríveis durante a sua procura, ele chega a conclusão que o Sai foi embora porque ele não o deixava jogar mais. E decide parar de jogar ate que o sai volte, e se ele voltase ele iria deixar só o Sai jogar. Ele falta jogos oficiais e nem vai mais aos estudos de Go. Todos ficam preocupados com ele, ate o Akira vai falar com ele, e recebe um “não é da sua conta” do Hikaru, nessa parte a serie dá uma pausa e vai a Coreia.

Um dos colegas dos inseis do Hikaru que não conseguiu ser aprovado no exame e perdeu pra o Hikaru de lambuja por um erro, vai a Associação da Coréia e começa a estudar com os inseis de lá. Depois ele volta e faz a prova no Japão e consegue passar dessa vez. Quando ele retorna ele procura o Hikaru e descobre sobre a reclusão dele, ele o desafia para um jogo pra terminar o jogo que ele havia perdido, o Hikaru a contragosto decide dar uma chance, e começa a jogar, no meio do jogo ele percebe que as jogadas dele são muito parecidas com as do Sai, e começa a chorar, percebendo que o Sai não foi “embora” ele estava "no Go", e sempre que o Hikaru jogase ele iria velo. Eu chorei ate nessa parte, é a parte mais emocionante da serie toda.


Fases do Hikaru

Depois disso o Hikaru corre ate o Akira e diz que irá voltar e que será o rival dele, depois de ouvir as broncas da associação por ter faltado ele começa a jogar o máximo de vezes que consegue. E consegue um jogo contra o Akira, que foi muito frustrante esse jogo para mim, pois não mostra o final do jogo, mas no meio do jogo o Akira diz que “sentia” que existiam dois Hikarus, um super bom em Go, e outro que era o nível dele atual, ou seja, ele conseguiu “ver” o Sai. O Hikaru lhe diz que um dia ele iria explicar a ele e eles passam a ser “amigos” a partir desse dia. Eles sempre vão jogar na casa de Go do pai do Akira, mas sempre acabam discutindo feio e o Hikaru vai embora dizendo nunca mais voltar e o Akira dizendo que era ótimo mesmo, e no outro dia estava os dois de novo na mesma historia. É ate engraçado a cena, o Akira sempre certinho e educado, ficando bravo com o Hikaru, que é sem modos e estourado. Nisso mostra como ficou a vida de todos com quem o Hikaru teve contato durante a série, alguns estão namorando, jogando, brincando, e vivendo a vida. O anime só vai ate essa parte da historia. Tendo um especial, como a escolha de quem iria para a Copa Juvenil.

Depois disso começa a saga da Copa Juvenil, onde teria jogadores de Go de ate 18 anos da China x Japão x Coréia, jogando entre eles, e seriam jogos de equipe de 3x3, o Akira foi escolhido sem nem participar das provas, o Hikaru teve de participar das eliminatórias, e tem umas jogadas incríveis aqui também, alem de reviravoltas super legais, o Hikaru consegue ser um dos escolhidos, mas na copa ele estoura contra um dos jogadores rivais que fala que o Susaku era um “lixo de jogador”, para quem não sabe o Susaku Honinbou foi o maior jogador da historia, e era o “corpo” que o Sai tomou posse antes do Hikaru, ou seja, ele disse que o Sai foi um péssimo jogador, o Hikaru quer enfrenta-lo, mas o cara era o 1º jogador e o Akira que era o 1º da equipe deles. Bem nisso temos jogadas incríveis nessa ultima saga do mangá, compensa ver, sempre conto o final das series, mas essa não vou contar porque não teria a menor graça, a emoção está em ver a jogada, e as emoções dos jogadores. Com isso termino a historia.


Bem concluído a resenha, a serie em si fala de jogo e amizade, não como o “poder da amizade pode tudo”, mas sim em como nasce uma amizade, e muitas coisas podemos ver no nosso dia a dia mesmo. É uma serie bem leve de se ver nessa parte, as emoções foram todas focadas nos jogos. Tem jogos de tirar o fôlego e te deixar louco querendo ver o próximo volume, eles viciam mesmo o leitor em jogos que te faz também querer jogar, então vemos que a missão da serie foi cumprida com êxito né?! Tem uma trilha sonora legal, não é mil maravilhas, mas é boa. Eu mesma coloco ele entre minhas top 10 a alguns anos já, algumas series saem e ele continua entre minhas 10 melhores, simplesmente por como ele me fez sentir lendo e assistindo a serie.

É muito emocionante e os jogos mesmo você não estando vendo cada jogada e vendo só as principais, você vê que os jogos podem ser decididos em como você está em habilidade, psicológico, e até saúde. Não é só ser o melhor e pronto, e o Hikaru não é o melhor jogador da serie, ele só teve o melhor professor e cresceu dignamente com ele, ele nunca chega a ganhar do Sai sem vantagens, mas você respeita ele por umas jogadas incríveis que ele faz. Em geral veja a serie, essa eu recomendo sem duvidas mesmo, e tem ate um leve romance entre o Hikaru e a amiga de infância dele.





Bem ate +!!!!!!!

0 comentários: